Artigo

O que é RBAC e como o controle de acessos baseado na função pode ser benéfico para sua empresa?

Sem categoria
08 abr 21 2 min de leitura

O RBAC (Role based access control ou role based security), conhecido no Brasil como controle de acessos baseado na função, configura-se como uma abordagem baseada na atribuição de direitos de acesso para os usuários dentro da estrutura de uma empresa. Esmiuçando o paradigma, o RBAC é um mecanismo de controle de acesso, implementado no sistema de segurança de informação de uma empresa, que visa conceder, eficientemente, as permissões intrínsecas à execução de determinadas funções e tarefas.

Dentro desse escopo, cabe a essa estrutura auditar permissões de funções, funções de usuários e relações de função para facilitar a realização de atribuições a usuários, garantindo assim a adequada concessão de permissões, baseando-se estritamente nos acessos necessários para a execução das tarefas.

Por que optar pelo RBAC

Escolher estratégias de proteção de dados utilizando o RBAC potencializa a performance operacional de uma organização, blindando ativamente as informações trocadas entre os usuários contra eventuais vazamentos, assegurando assim a Segurança da Informação. Dessa forma, associados e funcionários de uma empresa receberão apenas os acessos estritamente necessários para a execução de seu job description.

Implementação de RBAC

Ao implementar o Controle de Acessos baseados na função em uma empresa, é recomendado executá-lo em três etapas distintas:

  • Definição de recursos e serviços fornecidos aos usuários

A partir do ingresso de um usuário dentro da estrutura corporativa, é recomendado escolher o tipo de informações que o usuário terá acesso durante a sua jornada, como acessos a e-mails, CRM, acesso à nuvem, entre outros;

  • Criação de um rol de funções

Baseando-se nos cargos dos usuários, é possível delimitar efetivamente todas as funções e acessos necessários para a conclusão de demandas que estejam dentro do escopo dos funcionários;

  • Delegue aos usuários grupos específicos com funções definidas

Inserindo os usuários dentro de bunkers próprios de acesso, é possível criar um controle mais efetivo e eficaz, detectando rapidamente, caso ocorram, eventuais erros, fraudes e acesso de terceiros não autorizados a acessar os sistemas internos de uma empresa.

Ao atribuir a uma pessoa a capacidade de gerenciar as permissões de arquivos associadas às funções, automaticamente é delegada a ela a prerrogativa de aprovar ou negar solicitações de acesso. Uma solução recomendada para gerir todo esse engendramento é uma plataforma de análise e monitoramento de dados, que vai fornecer à equipe de tecnologia e segurança da informação alertas sobre eventuais acessos nocivos, evitando assim invasões e promovendo a privacidade dos dados.

Conheça o CAP Platform, plataforma que ajuda na Gestão de Identidade e Acesso que busca otimizar a gestão de identidade de usuários, o provisionamento e a requisição de acesso.

Para saber mais sobre as vantagens do Cap Platform para sua empresa, clique aqui

CAP Platform é uma solução que auxilia na IG&A (Identity Governance and Administration) que estabelece um fluxo integrado e efetivo entre os principais sistemas e recursos corporativos, permitindo uma sinergia completa entre governança, usabilidade, integração e auditoria.