O que é SSO (Single Sign-on) e como facilita a vida dos seus funcionários 

Data: 23/01/2023 | Por: Agencia Manti | Em: Access Management | Página inicial > O que é SSO (Single Sign-on) e como facilita a vida dos seus funcionários 

O que é SSO (Single Sign-on) e como facilita a vida dos seus funcionários 

Sabia mais sobre SSO Single Sign-on, a melhor solução para gerenciamento de senhas e acessos e entenda porque ela vai fazer toda a diferença para sua equipe.

 

Conforme o número de sistemas passa a crescer, tanto na vida pessoal quanto no trabalho, memorizar senhas para cada plataforma pode ser muito complexo.  

 O Single Sign On (SSO) pode ser a solução para esse problema. Ele autoriza o acesso a diferentes aplicativos e serviços com uma única identidade a partir de login e senha, facilitando muito a tarefa de adicionar e excluir usuários em sistemas, além de atualizar senhas obsoletas.  

Receba nosso conteúdo por email

Conecte-se e esteja atualizado, sempre!

 

O que é Single Sign-On (SSO) na prática? 

O Single Sign-On, também conhecido como SSO, permite que os usuários tenham acesso a vários aplicativos usando apenas um login.  A solução ajuda a evitar autenticação repetida cada vez que o usuário é desconectado de um determinado serviço, já que, identificando-se apenas uma vez, é possível manter uma sessão válida para todas as outras aplicações que utilizam o SSO. 

Ao fazer login no Gmail, por exemplo, é possível ter acesso em nível de conta a seus vários aplicativos da web, como Google Docs, Google Maps, Google Books, etc. Já com a Microsoft, fica liberado o acesso a sites externos que estejam vinculados à sua conta com a mesma página de login tradicional do Outlook.  

  

Recursos de Single Sign-On (SSO) úteis para a sua empresa 

Este procedimento de autenticação facilita o acesso a diferentes plataformas. Ele também possui outros recursos importantes em relação ao gerenciamento simples, segurança, facilidade de uso e integração. Confira a seguir! 

  

  • Fácil gerenciamento 

Um dos grandes benefícios da solução é a melhor experiência do usuário.  O uso do SSO sincroniza senhas e informações, facilitando o acesso a diferentes plataformas e recursos.   

Dessa maneira, há redução de tempo gasto para localizar links para aplicativos e inserir logins e senhas, uma vez que os usuários podem acessar facilmente todos os recursos de que precisam sem a necessidade de fazer input de credenciais a todo momento. Além disso, melhora a administração de usuários para equipes de TI. 

  

  • Segurança 

Este sistema de autenticação reforça a segurança da rede e dos aplicativos. O Single Sign-On pode identificar exclusivamente um usuário, garantindo a conformidade com os padrões de privacidade mais exigentes. Além disso, ele tem capacidade de detectar quando a senha precisa ser trocada e, assim, todos os aplicativos com essa senha são deslogados, fornecendo mais segurança.  

  

  • Fácil de usar 

As soluções SSO melhoram a experiência do usuário evitando as interrupções causadas por solicitações de senha para acessar ferramentas essenciais de TI. O usuário é autenticado uma única vez e o sistema libera todos os recursos que lhe são permitidos. 

  

O SSO como uma camada a mais na proteção de dados 

O SSO pode fornecer segurança mais forte do que algumas alternativas usadas para controlar o acesso aos serviços de uma organização. Para se ter uma ideia, algumas empresas exigem que os usuários mantenham logins separados para cada serviço. E esse é justamente um fator que introduz outros problemas de segurança e abertura de brechas para entrada de hackers e vírus nos sistemas de uma organização. 

O SSO ajuda a reduzir a superfície de ataque da infraestrutura de TI, fazendo os usuários não precisarem lembrar de diferentes senhas e inserir credenciais várias vezes ao dia. Essa abordagem de administração centralizada que o SSO cria, permite que os administradores implementem medidas de segurança mais fortes, como MFA (autenticação multifatorial, em várias etapas) e boas práticas de senha.    

Ou seja, a ferramenta contribui para eliminação de práticas inseguras, como anotar senhas em papeis ou registrá-las em planilhas, reutilizar a mesma senha em outras plataformas (pessoais, por exemplo) ou permitir que o colaborador opte por senhas fáceis de decifrar.   

O maior risco para os dados corporativos é o acesso não autorizado aos aplicativos em nuvem que existem fora do perímetro da rede. Ter uma solução de SSO permite que esses aplicativos sejam protegidos, seja por autenticação sem senha ou senhas exclusivas de alta entropia (extremamente fortes, difíceis de serem quebradas por hackers), tornando-os muito mais seguros do que quando um funcionário é encarregado de criar e gerenciar o acesso por senha a esses aplicativos. 

 

Quer saber mais sobre o SSO? 

O SSO é uma alternativa moderna, robusta e eficiente para resolver problemas de acesso. Com a CAP Access Management, nossa plataforma de gerenciamento de identidade, você e sua equipe otimizam a gestão, o provisionamento e a requisição de acesso de usuários. Esta solução oferece uma gama completa de opções para ajudá-lo a construir uma rotina de autenticação sólida com base em uma estrutura de segurança. 

Clique aqui e conheça mais! 

Compartilhe este artigo

Novidades por email

Conecte-se e esteja atualizado, sempre!