Artigo

O que é Gestão de Riscos e Controle? Prevendo ameaças e potencializando o lucro.

Sem categoria
12 abr 21 2 min de leitura

Garantir que uma empresa esteja blindada contra deficiências e falhas pode aumentar sua reputação e valor diante de seu nicho de mercado. Nesse cenário, a gestão de riscos e controle interno surge como um conjunto de normas, estruturas, processos e sistemas criados para mitigar riscos e assegurar que os objetivos de uma empresa sejam alcançados. A aplicação desse tipo de gestão reconhece oportunidades que viabilizam o aumento do valor de mercado e a infraestrutura de um negócio como um todo.

Gestão de riscos em empresas

Definida como um conjunto de atividades coordenadas que previnem e controlam uma empresa em frente a eventuais ameaças, a gestão de risco está intimamente ligada ao planejamento do uso de recursos humanos e materiais, atuando preventivamente ou prescritivamente.

No primeiro, as ações são voltadas para prever e evitar situações que possam vir a prejudicar processos, enquanto no último são as ações efetivas diante da ameaça já materializada. Considera-se etapas dentro da gestão de risco:

  • Organização do ambiente;
  • Identificação de riscos;
  • Mensuração de riscos;
  • Resposta aos riscos;
  • Monitoramento de riscos.

Controle Interno em organizações

Conforme o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), o Controle Interno tem como escopo proporcionar um grau de confiabilidade na concretização de objetivos estratégicos, eficácia e eficiência de recursos, segurança da informação financeira e seu cumprimento.

A partir desse rol de objetivos, é possível chegar à definição de que um sistema de controles internos é um conjunto de práticas adotadas pelos gestores de uma empresa, alinhando expectativas para atingir os resultados esperados.

Por que a gestão de riscos e controles internos são importantes para uma empresa?

A resposta não é tão complexa quanto parece ser. A união dessas duas frentes, aliadas a Governança de Identidades (colocar link) e a certificação de acessos (colocar link), coloca a organização em um patamar muito mais seguro e gerenciável, tornando as operações e os processos da empresa muito mais transparentes. Mas, mesmo com todas essas medidas, é possível que surjam riscos a serem considerados.

Basicamente, controles internos proporcionam uma proteção relativa de que os riscos para a execução de tarefas estão em níveis toleráveis. Para estabelecer os controles internos será preciso definir quais riscos deverão ser controlados, assim fornecendo segurança razoável na execução de regras de compliance, cumprimento de normas e leis, além de eficácia e eficiência de operações. É possível listar os seguintes benefícios da adoção da gestão de risco e controles:

  • Perpetuação de valores éticos e de integridade;
  • Em decorrência da governança efetiva, aumento do valor de mercado da empresa;
  • Redução exponencial da manifestação de riscos indesejados;
  • Efetivo e rápido gerenciamento de riscos que surjam em decorrência de sujeitos e processos;
  • Aumento dos níveis de governança;
  • Otimização de recursos humanos e técnicos na gestão integrada dos riscos;
  • Processos uniformes, transferência de conhecimento e busca de melhoria continua com os processos mapeados e formalizados;
  • Decisões pautadas em indicadores de performance;
  • Escopo de trabalho de funcionários melhor definido, baseado em suas atividades e da administração dos riscos inerentes.

Esses são apenas alguns dos impactos que a Gestão de Risco e Controles pode trazer para a sua empresa. Quer saber mais sobre nossas soluções de TI feitas sob medida para sua empresa? Clique aqui e acesse nosso site.

CAP Platform é uma solução que auxilia na IG&A (Identity Governance and Administration) que estabelece um fluxo integrado e efetivo entre os principais sistemas e recursos corporativos, permitindo uma sinergia completa entre governança, usabilidade, integração e auditoria.