Artigo

Data Manager e transformação digital: Como gerenciar acessos com segurança na era da digitalização e do trabalho remoto?

Sem categoria
27 jan 21 2 min de leitura

É evidente que a pandemia do Covid-19 trouxe uma aceleração sem precedentes para a digitalização empresarial. E, após um período de desafios e adaptações, já se pode notar que algumas mudanças vieram para ficar, como o trabalho remoto em larga escala e o investimento em maior segurança da informação à distância.

As empresas de todo o mundo estão cada vez mais confiando em seus dados para transformar e incrementar as operações diárias, à medida que o número de dispositivos, a frequência de acessos e o volume de solicitações mudaram rapidamente. Neste cenário, fica evidente a importância do trabalho do Data Manager junto aos desenvolvedores e equipes de tecnologia da informação como um todo, bem como da implantação de soluções inteligentes de gerenciamento de dados e acessos para superar os desafios e alcançar uma nova fase de digitalização dos processos das organizações.

O Data Manager é responsável por acompanhar e analisar os dados para melhorar processos com foco em eficiência, integridade, redução de custos, visibilidade e integração e, por isso, é figura essencial para que as companhias tomem decisões mais estratégicas e orientadas por dados.

A seguir, listamos os 4 principais pontos em que a atuação do Data Manager na gestão de acessos assegura que as empresas superem desafios e acompanhem a transformação digital acelerada que estamos vivendo:

1. Conformidade e regulamentação

Consolidação de processos e sistemas

Ao olhar para os dados e operações de maneira estratégica, o Data Manager auxilia a empresa a cumprir obrigações legais e a se adequar para novas regulamentações, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrou em vigor no país em setembro de 2020 e define limites para coleta, armazenamento e tratamento de dados e informações pessoais.

 

2. Governança e permissões

Governança e permissões

É muito comum que os times técnicos (desenvolvedores, analistas de dados, analistas de suporte, entre outros) tenham acessos mais elevados dentro do ecossistema de uma empresa, pois em sua rotina diária acabam participando de dezenas de projetos, suporte, deployments e relatórios. Uma das vantagens de ter operações baseadas em sistemas integrados de gerenciamento de acessos, como o Cap Platform da Iteris,  é assegurar a governança corporativa. Essas soluções ajudam a diminuir riscos de compliance ao fornecer o controle de permissões e informações de maneira centralizada, além de oferecer visibilidade de quem pode acessar o que, quais informações ficarão visíveis para os colaboradores, quem aprovou o acesso e por quanto tempo esse acesso permanecerá válido.

 

3. Consolidação de processos e sistemas

A falta de processos, sistemas e estratégias contribuem para a imprecisão das informações e afetam diretamente a confiabilidade das operações das empresas, além de impactar no andamento das atividades cotidianas. Com o olhar contínuo do Data Manager e equipe, é possível garantir maior fluidez e visibilidade a processos essenciais como a permissão e revogação de acessos, dentro e fora da companhia.

 

4. Driving a data culture

Ter áreas e lideranças que representam a transformação digital na prática é muito valioso para que as empresas vejam mudanças significativas em suas operações e deem um salto na sua cultura de dados, investindo cada vez mais em conhecimento e em recursos necessários para um gerenciamento de dados e acessos mais eficiente.

 

Por fim, ao passo que as organizações enxergam a atuação do Data Manager e dos profissionais de dados de maneira mais estratégica, se tornam capazes de olhar para seus processos com mais propriedade, orientando a tomada de decisões com foco em melhores resultados, além de assumir projetos mais robustos.

Deixamos aqui as seguintes provocações: Quanto custaria em reputação e recursos financeiros um vazamento de dados da sua empresa?

 

O CAP Platform é uma solução que auxilia na IG&A (Identity Governance and Administration) que estabelece um fluxo integrado e efetivo entre os principais sistemas e recursos corporativos, permitindo uma sinergia completa entre governança, usabilidade, integração e auditoria.