O futuro da área de compras: como o CAP Procurement pode ser uma ferramenta aliada às startups?

Data: 04/10/2021 | Por: Sérgio | Em: Procurement | Página inicial > O futuro da área de compras: como o CAP Procurement pode ser uma ferramenta aliada às startups?

O futuro da área de compras: como o CAP Procurement pode ser uma ferramenta aliada às startups?

Conhecidas por adotarem modelos de negócios dinâmicos e que proporcionam escalabilidade e modelos exponenciais, as startups vêm, ao longo dos anos, transformando o cenário de inovação na indústria e acelerando a digitalização em suas operações internas e externas.

Ao contrário de empresas convencionais, uma das particularidades das startups é que costumam contar com um “departamento de compras” descentralizado. Isso significa que, na maioria das vezes, não existe uma área dedicada às compras e controle de suprimentos necessários para a empresa, logo cada setor é responsável por suas próprias aquisições, que são aprovadas pelo gestor da área e enviadas diretamente ao financeiro para pagamento.

Mas, se o setor de compras muitas vezes é visto como um entrave burocrático mesmo em empresas que seguem modelos mais tradicionais, imagine o cenário caótico da inclusão de governança (burocracia) em uma startup, isso vai completamente na contramão da cultura de empresas ágeis.

Receba nosso conteúdo por email

Conecte-se e esteja atualizado, sempre!

Nestas, há ainda a necessidade de implementar práticas e ferramentas que sejam mais flexíveis e escaláveis, que garantam boa usabilidade e agreguem em governança em ambientes pautados pelo empreendedorismo, sobretudo para as startups de capital aberto, que precisam participar de auditorias externas e apresentar resultados publicamente.

CAP Procurement, suíte digital da Iteris, pode ser uma grande aliada das startups nesse contexto: a ferramenta de gerenciamento de processos foi desenvolvida para agilizar o fluxo de trabalho e melhorar a colaboração entre equipes e fornecedores, garantindo visibilidade, flexibilidade e maior valor agregado ao negócio. Seu grande diferencial é que, mais que uma solução online de registro de atividades operacionais, é uma tecnologia que coloca pessoas e processos no centro e oferece controles e insights para uma tomada de ação rápida, fácil e integrada, o que está em total sinergia com a atuação das startups.

Com o CAP Procurement, é possível definir um MVP (Minimum Viable Product) do processo de compras e validá-lo rapidamente, aprendendo e melhorando o processo em uma janela de tempo muito pequena. É possível aprender e simular o processo de compras na prática desde os primeiros dias de uma implantação.

Conheça os benefícios do CAP Procurement

Na Iteris, trabalhamos para construir parcerias de negócio relevantes adaptando a visão processual da área de compras por uma mais ampla, estratégica e inovadora, independente do tamanho ou modelo de negócio adotado. A seguir, saiba mais sobre as principais características e vantagens do CAP Procurement para sua empresa:

Plataforma rápida, fácil e flexível, é construída em sistema ‘no code / low code’, unindo workflows já configurados à possibilidade de customizá-los conforme as necessidades da empresa.  Oferece flexibilidade para lidar com nuances e exceções.

Sistema centrado em pessoas e processos com foco em autosserviço e maior gerenciamento das ações operacionais e estratégicas.

Reúne distintos procedimentos em uma plataforma e funciona em integração com outros sistemas, diminuindo erros, falta de controle e pagamentos indevidos.

Visibilidade para cobrir as lacunas que não foram resolvidas por sistemas pré-existentes.

Colabora no controle, na consistência e na conformidade dos processos.

Saiba mais sobre o CAP Procurement aqui.

Compartilhe este artigo

Novidades por email

Conecte-se e esteja atualizado, sempre!