Certificação de Acessos: Como ela pode ajudar a aumentar a segurança de sua empresa
A certificação de acessos está presente no rol de medidas que asseguram e contribuem para a segurança da informação em organizações. Conhecida como o processo de validação dos direitos de acesso a sistemas, caminha em conformidade com o gerenciamento de riscos de segurança.
Graças a esse mecanismo, materializado pelo controle de acesso, empresas e normas conseguem caminhar lado a lado, validando formalmente os usuários dentro de sistemas, além de garantir que seus direitos de acesso sejam apropriados.
Empresas aplicam práticas de certificação de acessos para:
- Entender quem tem acesso a quais sistemas, aplicativos e dados;
- Identificar contas inativas;
- Validar se o acesso atribuído está apropriado;
- Remover acessos inadequados;
- Buscar a confirmação formal da lista de acesso final e evidências de revisão de documentos para fins de auditoria e conformidade.
Durante a sua aplicação, organizações devem se atentar às seguintes etapas:
- Definir os procedimentos de certificação para a coleta, distribuição, revisão e correção de erros de dados;
- Determinar a frequência da certificação, que deve acontecer pelo menos uma vez ao ano;
- Considerar as fontes de informações que serão a base para fins de certificação;
- Atribuir um líder ao projeto e gerentes de certificação que irão realizar a revisão dos direitos;
- Atribuir prazos para cumprir as metas de certificação e reduzir os riscos, eliminando acessos não autorizados;
- Desenvolver métricas para melhorar o processo que demonstrem a redução de riscos;
- Realizar a educação e treinamento regular de certificação para todas as partes envolvidas.
Automatizar a certificação de acessos é realmente eficaz?
A certificação de acessos é um procedimento extremamente complexo para as organizações que mantém o foco no gerenciamento de IAM (Identitity Access Management ) pautando-se nas conformidades regulatórias. Focar em soluções automatizadas aumenta a precisão e eficácia da validação de acessos.
Adotar a certificação de acessos como uma política interna fornece subsídios à organização para uma compreensão clara das identidades dos usuários, seus direitos de acesso a serviços e informações de negócios, estabelecendo controles para que o acesso aconteça corretamente no momento da certificação.
Com uma solução automatizada, os requisitos de conformidade podem ser atendidos com custo mínimo para a organização. Além disso, o retorno sobre investimento (ROI) pode ser estendido por toda a empresa, utilizando as informações coletadas no exercício de recertificação do IAM para refinar o programa de gerenciamento de identidade e acesso.
A importância de certificação de acessos frequente
A revisão constante da certificação de acessos faz necessária para manter a segurança de todo um ecossistema, proporcionando a proteção contra a violação de acessos e quebra de regras de compliance.
A recertificação periódica, baseada nos processos e necessidades de uma organização garante que os usuários não agreguem acessos à medida que permanecem no quadro de funcionários da empresa, evitando que o alcance a informações privilegiadas não aconteça, caso estes colaboradores sejam dispensados.
O CAP Platform é uma solução de IG&A (Identity Governance and Administration) que estabelece um fluxo integrado e efetivo entre os principais sistemas e recursos corporativos, permitindo uma sinergia completa entre governança, usabilidade, integração e auditoria.