Artigo

3 maneiras de garantir economia com sistemas de gerenciamento de acessos e automações

Sem categoria
03 dez 20 2 min de leitura

Savings e Otimização

controle de identidade e de acessos é parte essencial para garantir a segurança de informação de uma companhia. Assim, investir em sistemas robustos e automatizados de Gestão e Governança de Identidades é a melhor maneira de manter as informações da sua empresa segura.

Esses sistemas são capazes de garantir a diminuição de riscos legais e ainda impactam positivamente em eficiência e produtividade, principalmente para as equipes de TI e RH, que lidam com dezenas de pedidos relacionados à permissão e revogação de acessos todos os dias. Exemplo disso são os casos de operadoras da área da saúde que implementaram a solução CAP Platform, da Iteris, e observaram em pouco tempo a redução no número de tickets, automatização de pedidos e maior valor agregado ao trabalho de TI.

Por isso, não é de se admirar que inúmeras empresas ao redor do mundo estejam adotando sistemas de Access Management: segundo a MarketsAndMarkets, o valor de mercado global de sistemas de gerenciamento de acessos deve chegar a US$ 14,82 bilhões em 2021.

Mas isso não é tudo. As soluções digitais de Access Management são capazes de economizar custos e otimizar recursos de maneira significativa. A Gartner estima que, ao adotar um sistema automatizado de gerenciamento de acessos, uma empresa com 10.000 funcionários pode obter retorno sobre investimento (ROI) de aproximadamente 300%.

A seguir, confira os três principais pontos de economia que as organizações podem obter com o uso de sistemas de gerenciamento de acessos automatizados:

1. Maior produtividade das equipes

Com a facilidade de abrir chamados, receber respostas em pouco tempo além de de utilizar os sistemas da empresa de maneira remota, os funcionários têm acesso rápido às ferramentas que necessitam para trabalhar desde o primeiro dia, ganhando autonomia e eliminando de sua rotina tarefas processuais demoradas, além de não depender da disponibilidade de gerentes ou da equipe de TI para realizar atividades como redefinir senhas ou liberar acesso a um portal interno, por exemplo.

2. Diminuição dos custos de TI e RH

Da contratação ao desligamento de um funcionário, as equipes de TI e RH trabalham de maneira integrada para criar a identidade empresarial do colaborador e oferecer os acessos necessários ao seu trabalho. Em um sistema manual, as duas áreas necessitam esperar a conclusão de etapas do processo, o que pode levar dias ou horas, para continuar com as ações seguintes. Nos sistemas integrados e automatizados, essas tarefas podem ser concluídas em horas ou minutos, além de liberar os profissionais de TI e RH das tarefas de baixo valor agregado para focar em atividades mais estratégicas para a companhia.

3. Menor risco de compliance e facilidade para auditorias

Rastreabilidade e integração de dados são uma das vantagens de sistemas como o CAP Platform. Além de garantir o cumprimento das normas de compliance, essa praticidade economiza tempo e dinheiro das equipes na hora de compilar registros para auditorias internas e externas, evitando erros que ocorrem mais facilmente em sistemas manuais e, consequentemente, contribuindo para o aumento da confiabilidade das operações e dos números organizacionais.

Em um cenário hipotético de vazamento de dados sensíveis de sua empresa ou de clientes, é preciso ter agilidade de respostas e ação, por questões administrativas e ainda baseadas nas possíveis sanções da LGPD, que podem implicar em infração ou até multa. Quais são os sistemas da sua empresa? Em quais sistemas vocês armazenam dados sensíveis? Quem tem acesso aos sistemas? Quem aprovou o acesso ao sistema ou funcionalidade? Existem exceções ao acúmulo de funções? Todas essas perguntas são respondidas por empresas usuárias do CAP Platform.